A segurança da informação é uma prioridade para sua empresa?

Ou será que você não se preocupa com os dados valiosos do seu negócio?

Autenticação de dois fatores, permissões de usuários e firewalls são algumas ferramentas de segurança da informação para proteger dados importantes de fontes externas.

Não importa quão grande ou pequena seja a sua empresa, ter uma política de segurança é essencial na diminuição dos riscos de ataques cibernéticos e na redução de custo com TI. Esse trabalho pode ser realizado por um departamento interno ou a partir da terceirização de TI 

O que é a segurança da informação

Os dados são essenciais para qualquer empresa, sendo que alguns são mais importantes e apresentam mais riscos para o negócio caso sejam violados. A segurança da informação serve exatamente para proteger todas as informações de acesso não autorizado e controlar como os dados são transmitidos, armazenados e gerenciados em uma empresa.

A prática da segurança da informação é baseada nos seguintes princípios:

  • Confidencialidade: protege as informações e garante que apenas as pessoas autorizadas consigam acessá-las. Para isso, são utilizadas algumas práticas, como criptografia de dados;
  • Integridade: assegura que as informações não sejam modificadas sem autorização, ou seja, mantém os dados íntegros;
  • Autenticidade: esse pilar garante que as informações que chegam ao destinatário sejam, de uma fonte confiável;
  • Disponibilidade: mantém as informações disponíveis sempre que o usuário precisar acessá-las. Isso é possível por meio de softwares, hardwares e conexões, por exemplo;
  • Conformidade: a segurança da informação precisa seguir alguns protocolos para respeitar as leis, normas e regulamentos do setor;
  • Irretratabilidade: com esse pilar, o usuário não pode negar a autoria de informações ou transação realizada anteriormente por ele.

Para assegurar que todos os pilares da segurança da informação sejam respeitados, é preciso envolver os computadores, softwares, hardwares, redes e os colaboradores de uma empresa.

Importância de manter os dados seguros

Com a tecnologia cada vez mais sofisticada, as habilidades dos criminosos estão se aprimorando e a natureza dos ataques mudou drasticamente. Nos últimos anos, por exemplo, o e-mail era o alvo mais comum para coletar dados sigilosos. Agora, as práticas podem ser mais imprevisíveis, principalmente para quem não especialista em TI.

É por isso que as organizações precisam de funcionários ou um serviço de terceirização de TI para proteger redes, sistemas, computadores e dados contra ataques, danos e/ou acesso não autorizado.

Acha que não tem dados de valor para proteger e prefere fazer uma redução de custos com TI? Pense novamente. Independentemente do ramo de atuação, a informação é o bem mais valioso de um negócio, sejam os registros financeiros da empresa, informações dos clientes, planejamento estratégico, informações sobre os produtos etc.

O vazamento dessas informações é um prejuízo para qualquer negócio, tanto em termos de capital como de reputação. Nesse sentido, as empresas que desejam ter uma redução de custo com TI, precisam investir em um sistema de segurança da informação. Isso minimiza as ameaças de ataques cibernéticos, mantém as empresas competitivas e protege as informações valiosas de caírem em mãos erradas.

Agora queremos saber: como você lida com a segurança da informação na sua empresa? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *